Convido você para um passeio: visitar a sua escola!

Convido você para um passeio: visitar a sua escola!

Atualizado: 7 de jul. de 2021

O convite parece estranho, mas não é!

Você passa o ano resolvendo problemas de toda natureza e, em 2020, a escola foi pouco ocupada pelos alunos e professores. Tudo ficou ainda mais confuso e o digital nos consumiu. Por isso o convite: visite a sua escola!

A sugestão é que você caminhe pela escola pelo menos 3 vezes:

1️⃣ Com o olhar de uma família que não conhece a escola. Perceba cada detalhe, desde a calçada do lado de fora até a mesa onde termina a visita. Observe o chão, o teto, as marcas nas tintas, a organização dos espaços. Seja muito criterioso o anote todos os detalhes que não agradam os seus olhos (eles são a pista do que você precisará trabalhar no plano de reformas).

2️⃣ Entre na escola como um aluno. Faça o caminho dele, da entrada até a sala de aula. Sente na carteira e veja o mundo sob o seu olhar. Depois circule pelos espaços que ele usa todos os dias, sejam eles a quadra, os laboratórios ou o pátio. Por fim, faça uma refeição no mesmo local que o aluno faz a sua. Essa ação fará com que você perceba se a escola atende as necessidades de um aluno.

3️⃣ Caminhe como se fosse um professor. Circule pelos mesmos caminhos que o professor cumpre todos os dias, passando pela entrada, registro do ponto, sala dos professores, armários, salas de aula e outros espaços. Lembre-se que o seu professor é o maior defensor da sua escola e ele precisa se sentir bem e confortável para transmitir ótimas sensações para os alunos.

Tenho certeza que suas anotações ajudarão a mudar sua escola!

Um abraço,

Léo Mendonça @mktparaescolas